domingo, 26 de setembro de 2010

Matemática em Tianguá-Ce



       Convido-o a participar de alguns experimentos matemáticos que estão sendo realizados em Tianguá, na Sexta de Formação 2010.
Cristiane



       O presente trabalho "Experimentos com Quadrados" visa construir elementos do cotidiano com 2 quadrados. Os elementos aqui encontrados, expressam entre outros pensamentos abstratos, emoções que vivi ou tenho atualmente. É um trabalho destinado ao público infantil.
       Convido-lhe a vivenciar, acessando o link abaixo, as suas próprias emoções.



       Roberto Faro, disse: "Uma rosa é uma invenção sua. O mundo é uma invenção sua. O mundo é uma invenção sua. Você lhe dá sentido.Você o faz bonito. Você o cobre de cores." O Tarcísio fez o mesmo: criou, inventou, fez com 2 quadrados vários experimentos voltados para a Educação Infantil. Faça o mesmo!

ATENÇÃO!!!

Conheça outros experimentos do Tarcísio, acessando:



       Vejam, abaixo,  o vídeo da oficina "Geometria em Kirigami", desenvolvida com os alunos da E.E.I.F. Professora Ofélia Portela Moita do Município de Tianguá, sob a minha orientação.
José Pedro Júnior

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Matemática em Massapê-Ce


É com imensa satisfação que escrevo em poucas palavras, o significado de estar presente em um trabalho, de magnifíca perfeição, junto ao Professor Neto e aos meus colegas de trabalho. A imagem que vocês estão vendo foi construída por mim, com o auxílio do Neto, de maneira simples, deixando claro uma tecnologia de ponta: imagem 3D.
Francisco Edielson Miguel Alves


 

O Paulo e o Kelson, convidam-no a fazer um experimento matemático. É o seguinte: usando dois quadrados de mesmo tamanho, sobrepondo-os e/ou justapondo-os crie figuras interessantes. Então...




A foto, acima, mostra quão habilidosos são os professores de matemática de Massapê. Faça como eles, invista na sua qualificação profissional.

ATENÇÃO!!!

Conheça alguns experimentos realizados pelos professores, acessando:



sábado, 18 de setembro de 2010

Geometria Experimental em Sobral-CE



Os alunos do Curso de Especialização em Matemática , da Universidade Estadual Vale do Acaraú , na disciplina Geometria Experimental estão realizando vários experimentos geométricosos. Confira!
...............


A Tyara convida-o a fazer alguns experimentos com triângulos e quadrados . Os experimentos caem muito em uma sala de aula, com colagens e quebra-cabeças . Os experimentos empolgam e divertem , além de promover a aprendizagem e o conhecimento de novas técnicas de ensino.

...............




Veja , abaixo , alguns experimentos  (use triângulos equiláteros iguais ) sugeridos pelas professoras Elizabete e Simone.
1. Monte um triângulo com 9 Peças .
2. Construa um quadrado e um octógono côncavo com 4 peças.
3. Construa com hexágono com 8 peças.


ATENÇÃO! !

Veja , no vídeo, alguns experimentos realizados no dia 18 de setembro de 2010.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Laboratório em Vila Velha - ES

        Foi inaugurado, no dia 08 de setembro de 2010, o Laboratório de Ensino de Matemática, na Faculdade de Educação Superior de Vila Velha - ES. A partir da esquerda: Gilda, Professora do Curso de Pedagogia; Cleveland, Coordenador do Curso de Matemática; Clauzir, Professor de Matemática; Richardson, Coordenador de Pós-graduação; João, Professor e Cecílio, Professor.
 ...............

Demonstrações realizadas na inauguração do Laboratório de Ensino de Matemática
...............

Visita a uma sala de aula da Faculdade de Educação Superior de Vila Velha.
...............

Alunos do Curso de Matemática.

ATENÇÃO!!!
Veja o vídeo da inauguração do Laboratório de Ensino de Matemática.

www.youtube.com/watc?v=_u2TFBIWJ1k&feature=channel

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Descritores em Redenção-Ce



Minha ideia na capa, foi mostrar a escola como um local renovado, que tem crescido à partir de cada formação oferecida aos professores da rede municipal.
Vilamar

.........................
Nos dias18 e 19 de agosto de 2010 aconteceu em, Redençao-Ce, uma formação para os professores do  5º ano do Município com o tema: Descritores em Foco.  O triângulo e o quadrado são as únicas figuras das atividades dessa oficina. As atividades caem muito bem para a sala de aula, como uma oficina de colagens e quebra-cabeças. As oficinas empolgam e divertem, além de promover a aprendizagem e o conhecimento de novas técnicas de ensino.

Descritores
D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e pelos tipos de ângulos.
D4 – Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
...............
ATENÇÃO!!!
Veja um vídeo com atividades realizadas na formação.